Aeronave projetada na década de 80 pela fabricante européia Fokker - hoje falida, este modelo foi o de maior sucesso da empresa, e foi bem empregado em vários continentes, como na Europa, América e Ásia. Na América do Norte, o destaque é para a American Airlines, que possui uma boa frota do equipamento. Na Ásia, empresas chinesas tinham vários equipamentos, que foram adquiridos em boa parte pela Tam. Na Europa, várias empresas possuem o modelo.
Modelo robusto, foi escolhido pela Tam por ser uma aeronave econômica, com boa motorização, com cabine silenciosa, de aviônica moderna e capaz de operar em pistas pouco preparadas. Entre os modelos que beiram 100 assentos, é o único que pesa menos de 45t na decolagem. Estipula-se que o breakeven do modelo, a depender da rota, pode beirar 25% dos assentos. Nos bastidores, dizem que chamam-no de "máquina de fazer dinheiro", pois seu custo operacional é baixo, a começar pelo leasing.
No Brasil, o modelo já chegou a ser operado pela Taba, que teve 2 unidades. Esses aviões foram posteriormente repassados a Tam, que é uma das maiores operadoras do modelo no mundo, somando 50 aeronaves e com encomenda de mais algumas unidades.
Assentos | 108Y |
Capacidade de carga | 7.856 kg |
Motores | 2 x RR Tay |
Tanques de combustível | 13.405 L |
Autonomia de vôo | 6h35min |
Velocidade de cruzeiro | 743 km/h |
Teto máximo de serviço | 35.000 pés (10.668 m) |
Comprimento | 35,53 m |
Envergadura | 28,08 m |
Altura | 8,63 m |
Muito bom modelo, justifica-se pelo tamanho do arquivo!!
Tem Vc próprio, painel próprio, sons próprios e partes móveis!!
VAle a pena!!!
Parte1:
tamanho:98Mb
http://www.4shared.com/file/55730785/ac7b81dc/Fokker_70_100part1.html
Parte2:
tamanho:98Mb
http://www.4shared.com/file/55730768/4c49d0ef/Fokker_70_100part2.html
Parte3:
tamanho:87,9Mb
http://www.4shared.com/file/55730746/99c79f6a/Fokker_70_100part3.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário